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Outsourcing em gestão

  • Foto do escritor: Evandro Ribeiro
    Evandro Ribeiro
  • 1 de ago. de 2017
  • 3 min de leitura

No cenário econômico atual, o Outsourcing é uma opção estratégica para que as empresas possam ser mais competitivas. O assunto costuma gerar controversas. Paixões ideológicas de lado, vamos neste artigo, buscar apresentar como as empresas podem ganhar com a terceirização estratégica de suas atividades e ainda contribuir para a geração de empregos em nosso país.


Forteiso Outsourcing


Com a aprovação da lei 13429/2017 em 31 de março de 2017, o outsourcing aplicado em atividades estratégicas, porém que não fazem parte do core business das organizações, se consolida como uma solução para melhoraria da eficiência, redução de custos, melhoria da qualidade e aumento da produtividade.


Também conhecida como Lei da Terceirização, ela contempla e regulamenta as atividades de outsourcing, dando maior segurança jurídica às empresas que necessitam buscar conhecimento externamente.


Atribuir apenas a redução de custo como a vantagem do outsourcing é uma maneira simplória de entender esta oportunidade. A redução de custos não deve ser relacionada apenas com a redução da folha de pagamento e sim com a eliminação de eventuais passivos trabalhistas e principalmente como melhoria da eficiência produtiva.


O advogado Sólon Cunha, sócio do escritório Mattos Filho Advogados, em relação à segurança jurídica diz: “Números apontam que os terceirizados representam quase 25% da mão de obra registrada no País. São milhões de pessoas. Tendo esclarecida essa zona conflituosa de interpretação, as empresas podem seguir em frente com regras mais claras, focadas na produtividade, o que acontece a economia.


A Lei é uma modernização que dá ao Brasil a oportunidade de ser mais competitivo e dar maior consistência ao mercado de trabalho.


O portal Administradores.com cita 5 benefícios:

  • A lei facilita a geração de emprego e oferece a formalidade do registro em carteira, diminuindo as atividades que são prestadas irregularmente;

  • É um marco regulatório para a terceirização, evitando que essa atividade seja feita indiscriminadamente, protegendo assim os trabalhadores;

  • Mais micro e pequenas empresas terão a oportunidade de crescer e serem contratadas para prestar serviços para empresas grandes, gerando assim a ascensão do mercado de trabalho;

  • Maior qualificação profissional, uma vez que os funcionários virão de empresas especializadas que fornecem determinado serviço;

  • Redução de custos para as empresas. A medida trará economia na folha de pagamento e nos encargos trabalhistas das organizações.


Entendo que o outsourcing em gestão é a oportunidade para as empresas buscarem especialistas que irão agregar à equipe própria ou ainda realizar atividades não rotineiras e sazonais de uma maneira eficiente.


Entendo que a terceirização possa ser aplicada quando:

  • Atividades pontuais e sazonais precisam ser realizadas e não há quadro interno dedicado e qualificado;

  • As atividades a curto prazo requerem investimentos em qualificação à médio e longo prazos;

  • A experiência atual da equipe é insatisfatória (neste a decisão visa absorver conhecimento);

  • As atividades rotineiras consomem toda equipe interna e o custo de um posto para realizar atividade não-rotineiras é inviável;

  • Cobertura de profissionais licenciados por um período.


O Presidente do Sescon-SP, Márcio Massao Shimomoto, é claro ao afirmar “A terceirização é boa para as atividades específicas, de alta qualificação. ”


Os serviços de outsourcing oferecidos pela FORTEISO são:


  • Coordenação na implementação e manutenção de sistemas de gestão

  • Qualidade

  • Qualidade Automotiva

  • Meio Ambiente

  • Saúde e Segurança ocupacional

  • Planejamento e realização de auditorias internas e em fornecedores

  • Sistemas

  • Processos

  • Produtos

  • Gestão de Fornecedores

  • Gestão de Melhorias

  • Gestão da Satisfação dos Clientes

  • Responsabilidade Técnica para Produto Certificados

  • Gestão de Resíduos

  • Gestão de Substâncias controladas

  • Gestão Requisitos Legais

  • Gestão Requisitos de Clientes

  • Rotinas Administrativas

Quer saber mais? Entre em contato!

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